Materiais Interativos
A criação de ferramentas interativas como modelos baseados em estruturas de materiais nanoestruturados podem facilitar a compreensão de determinados conceitos relacionados a Química e a nanotecnologia, auxiliando também o processo de ensino-aprendizagem. Somado a isto, o uso de materiais alternativos pode dar nova aplicação para materiais e objetos frequentes no cotidiano das pessoas.
Os materiais interativos produzidos pelo grupo PETNANO tiveram por objetivo apresentar modelos macroscópicos de substâncias nanoestruturadas tais como o fulereno (C60), nanotubos de carbono, grafite e diamante, todas compostas por átomos de carbono em sua composição. A estrutura da molécula de fulereno C60 e do nanotubo de carbono foram feitas em jornal, e as demais estruturas em arame, ambos materiais de fácil acesso.
(1a) Canudos de jornal e (1b) Canudos em formato de hexano.
Para a construção dos modelos em jornal, foram feitos canudos em dois tamanhos diferentes (Figura 1a). Estes foram dobrados e fechados de modo a formar ciclos pentanos e hexanos que compõem as moléculas de fulereno C60 e do nanotubo de carbono (Figura 1b).
(2a) Molde para os hexanos do grafite; (2b) arame moldado.
Os modelos da estrutura do grafite e do diamante foram produzidos em arame (Figuras 2a/2b), que por ser um material resistente é capaz de conservar-se por mais tempo, permitindo que sejam manipulados e usados em eventos junto ao campus para a divulgação da temática.