Recepção dos Calouros
Estratégias como a recepção aos ingressantes, que inclui palestras, gincanas, debates e apresentação da instituição costumam criar um estado de boas vindas, socializar os novos alunos e informá-los a respeito da carreira pretendida. As atividades do grupo PETNANO fazem parte da programação da "Recepção de calouros do IFRJ/CDUC”.
10º Recepção dos calouros - LQ/IFRJ - CDuC
No segundo semestre de 2019, o grupo PETNANO acolheu os novos ingressantes com o Curso de Introdução ao Laboratório. A atividade foi realizada em dois dias: no primeiro os alunos foram introduzidos às noções básicas de segurança no laboratório, com uma apresentação em slide acerca disso e visita ao laboratório; no segundo, foram apresentados aos tipos de pesagem e aquecimento, realizaram a leitura correta de volumes, além da filtração (simples e a vácuo), extração e decantação (líquido-líquido).
9º Recepção dos calouros - LQ/ IFRJ-CDuC
No 1º semestre de 2018, o grupo apresentou os números do circo para os ingressantes do médio/técnico. E contamos novamente com a ilustre presença de um novo palhaço, que junto com a Cacá deixou o nosso circo mais divertido.
Para os novos alunos da graduação, o grupo apresentou um circuito de experimentos para integra-los no universo da química.
8º Recepção dos calouros - LQ/ IFRJ-CDuC
No 2º semestre de 2018, o grupo apresentou novamente os números do circo. Dessa vez houve cenas inéditas como o mistério da "tinta invisível", onde foi revelado uma mensagem utilizando cloreto férrico. E ainda contamos com a ilustre presença de um novo palhaço, que junto com a Cacá deixou o nosso circo mais divertido.
3º Recepção dos calouros - LQ/ IFRJ-CDuC
No 2º semestre de 2016, o grupo apresentou novamente os números do circo. Dessa vez houve cenas inéditas como a "Serpente do Faraó", que consiste na combustão da açúcar com bicarbonato de sódio, e a participação de dois novos PETIANOS.
2º Recepção dos calouros - LQ/ IFRJ-CDuC
No 1º semestre de 2016, na recepção aos calouros, foi elaborada uma apresentação circense, com números de mágica envolvendo experimentos químicos devidamente explicados e a participação ativa dos novos alunos. Os números envolveram a pirofágia (cuspindo fogo com amido de milho e colocar fogo na água), cartolas mágicas (interação entre o isopor e acetona pura, e adição de água numa cartola que continha uma fralda descartável) e encenação com uma flor que mudava de cor (envolvendo equilíbrio ácido-base).
1º Recepção dos calouros - LQ/ IFRJ-CDuc
No evento realizado em 2015.2, foi realizada uma gincana solidária em que todos participavam de diferentes atividades conectadas a química tais como: experimentos com materiais alternativos e criação de paródias musicais. Ocorreu também uma competição positiva onde os alunos arrecadaram itens de higiene pessoal que foram doados às meninas do Lar Criança Feliz.