Seu rock não está nas alturas? A tecnologia nano resolve!
Data: 20 de dezembro de 2021.
Autores: Jonathan Marques Teles da Silva, Ana Paula Bernardo dos Santos e Lívia Tenório Vilela Cerqueira Crespo.
Ilustradora: Jonathan Marques Teles da Silva e Marya Luísa Damasceno Oliveira.
Revisora: Lucineide Lima de Paulo.
Como funciona?
Um pedal é usado para modular o som produzido pela guitarra fazendo uso de energia elétrica para criar distorções sonoras. Porém, como citado, essa alteração no som nem sempre está a par do que é ouvido nas guitarras de lendas do rock. Para melhorar a situação, a tecnologia utilizada nesse pedal nanotecnológico se utiliza do conceito de eletrônica molecular, que se resume ao uso da mecânica quântica para a produção e criação de eletrônicos cada vez menores e com menor consumo de energia. Atualmente, o maior exemplo desse tipo de produto são os processadores de computador.
Nesse caso, o equipamento faz uso do que é conhecido como tunelamento quântico, uma parte da física quântica que desafia o senso comum ao dizer que uma molécula pode atravessar barreiras as quais não conseguiria se fossem consideradas as regras da física clássica. Nesse caso, é como se, ao arremessar uma bola de tênis na parede, ela a atravessasse como um fantasma, deixando a parede completamente intacta.
Figura 1: Tunelamento Quântico
Imagem adaptada de: SANTOS, 2019
Isso acontece graças a um princípio conhecido como Incerteza de Heisenberg, que diz que, na física quântica, não se pode determinar o momento e a posição de algo ao mesmo tempo – o que, quando aplicado a este caso em específico, significa que um mesmo elétron poderia aparecer nos dois lados de uma barreira que separa dois
lados de uma barreira que separa dois condutores, ou seja, eles estariam quase simultaneamente em ambos lados, permitindo, assim, uma condução elétrica extremamente rápida e não afetada por outros componentes.
Escala e material
Esse processo só é possível graças ao tamanho da barreira que essas moléculas atravessam para criar o som, a qual trata-se de uma camada de carbono possuindo espessura de 1 a 8 nanômetros, o equivalente a ser 20.000 vezes de menor espessura que um fio de cabelo.
O tamanho, além de proporcionar uma grande economia de espaço, é o que permite o uso do já mencionado tunelamento quântico, pois, por operar em dimensões tão minúsculas, diferentes regras da física se aplicam, entrando assim no reino da física quântica.
Onda de som
O resultado dessa ciência pode ser observado na qualidade do som, que acaba sendo liberado de forma suave e com pouquíssima alteração na onda proveniente da nota tocada, facilmente visível na Figura 2. Tendo em mente que input representa a real onda gerada pela corda do instrumento, nota-se que o pedal feito de carbono é capaz de reproduzi-la com a menor perda de qualidade, se comparado a pedais mais convencionais feitos de silicone ou germânio.
Figura 2: Comparação de ondas de som
Imagem adaptada de: NANOLOG [201?]
Por esse motivo, os pedais nanotecnológicos produzem um som mais autêntico e vivo, além de harmonioso, pois não sofrem da mesma limpeza de ruídos decorrente da dificuldade que a corrente elétrica tem ao passar por componentes mais espessos.
Vídeo de comparação
Caso ainda esteja se perguntando se há realmente uma diferença sonora, aqui está um vídeo feito pelos criadores da empresa Nanolog, especialistas em pedais que se utilizam dessa tecnologia para criar o som mais autêntico possível.
Molecular Junction Distortion Quick Comparison - YouTube
Vídeo: Comparação de distorções moleculares
Vídeo de: Nanolog Audio Inc, 2017
Fontes:
HOW It's Made - Nanolog Devices. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Nanolog Audio Inc. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yzjb6zkeJd0. Acesso em: 30 out. 2021.
MOLECULAR Junction Distortion Quick Comparison. [S. l.: s. n.], 2017. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Nanolog Audio Inc. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8Tnj-8-Nvh8. Acesso em: 30 out. 2021.
SANTOS, M. Tunelamento Quântico – mais uma propriedade ESTRANHA explicada pela Realidade Virtual da My Big TOE!. My Big TOE, 2019. Disponível em: https://mybigtoe.com.br/tunelamento-quantico-explicado/. Acesso em: 31 out. 2021.
THE SCIENCE. Nanolog Audio Inc. [201?]. Disponível em: https://www.nanologaudio.com/nanolog-device-science.html. Acesso em: 29 out. 2021.
WEBER, B. Warm sound: Scientists create commercial 'molecular' product for guitars. The Daily Courier. Canadá, 2017. Disponível em: https://www.kelownadailycourier.ca/news/national_news/article_d3f4eb00-95f4-552e-8c08-aef801552099.html. Acesso em: 30 out. 2021.