top of page

Você sabia que existem tecidos que podem combater bactérias e fungos? 

Data: 25 de julho de 2020

Autores: Thatiane Cotias Corrêa Pessoa, Ana Paula Bernardo dos Santos, Lívia Tenório Cerqueira Crespo.

Ilustrador: Caio Marlon da Silva de Almeida.

   Têxteis inteligentes são tecidos que quando expostos a variações externas como mudança de umidade, temperatura ou presença de microorganismos, emitem respostas imediatas para contornar a situação, porém quando em condições normais, funcionam apenas como um tecido comum. Estes tecidos inteligentes podem ser classificados como microencapsulados, eletrônicos e nanotecnológicos.

   Uma das categorias dos tecidos inteligentes nanotecnológicos são os tecidos bactericidas, que têm a função de eliminar fungos e bactérias que se proliferam ao longo do tempo nestes tecidos por conta do contato com superfícies contaminadas e/ou de excreções corporais como o suor. Tecidos como este têm sido utilizados em ambientes hospitalares, onde a proliferação de fungos e bactérias é grande, bem como sua transmissão. Assim, esta tecnologia tem grande funcionalidade quando aplicada em roupas de cama, equipamentos de proteção individual (EPIs) como jaleco e máscara e curativos (gazes e band aid), promovendo maior assepsia de materiais hospitalares. Pesquisas e estudos recentes realizados pela Universidade Federal de São Carlos 

WhatsApp Image 2020-07-24 at 14.13.13.jp

em parceria com a empresa Nanox e com apoio da Fapesp, mostraram que alguns destes tecidos também são eficazes no combate aos vírus, como por exemplo o novo Coronavírus, que é eliminado em apenas dois minutos.

img 1_tecidos.jpg

Figura 1: A imagem mostra os fios do tecido com partículas de prata agindo contra o coronavírus.

Fonte: Reportagem do G1.

        No dia a dia também é possível encontrar a nanotecnologia aplicada em tecidos bactericidas, como em cama para cachorro,  roupas íntimas, meias, roupas esportivas, dentre outros, e o objetivo principal é combater o odor causado pela proliferação destes microorganismos.

img 2_tecidos.jpg

Figura 2: Almofada para cachorro com tecido bactericida - anti odor.

Fonte: Anúncio do Supermercado extra.

        Os tecidos nanotecnológicos utilizam nanopartículas que podem ser aplicadas durante a produção das fibras ou na etapa de acabamento do tecido, sendo que este último é o mais utilizado. Nanopartículas metálicas como as de prata (Ag), óxido de zinco (ZnO) e dióxido de titânio (TiO2) podem promover a funcionalidade bactericida no tecido, garantindo assim que os microorganismos não venham a proliferar nos produtos têxteis. Isso acontece pois as nanopartículas danificam a parede celular ou organelas importantes dos microorganismos. A pequena dimensão destes compostos, de até 100 nm (0,0000001 metros), faz com que estas nanopartículas tenham uma grande área de contato com os microorganismos, o que potencializa sua ação bactericida. 

      As nanoparticulas de prata são as mais utilizadas em tecidos. Além das ações descritas acima, elas também reagem com as proteínas presentes no microorganismo, danificando suas células de modo a prejudicar o desenvolvimento de suas atividades como respiração, transporte, metabolismo transferência de elétrons e substrato. Dessa forma, não ocorre a proliferação de fungos e bactérias responsáveis pela coceira e mal cheiro, por exemplo. Contudo, vale ressaltar que estudos indicam que o efeito bactericida vai diminuindo com as lavagens. O efeito é observado com o máximo de 20 a 30 lavagens do tecido.

img 3_tecidos.jpg

Figura 3: Ilustração da ação bactericida dos tecidos com nanopartícula de prata.

Fonte: Adaptado de GOMES; COSTA; MOHALLEM, 2016.

       Como vimos, a nanotecnologia tem se mostrado uma grande aliada da medicina. Sabia que a ela também tem sido aliada no desenvolvimento de próteses? Como será que a nanotecnologia melhora estes materiais? Saiba mais na nossa próxima nanocuriosidade!

Fontes: 

EXTRA. Anúncio de venda. Disponível em: <https://m.extra.com.br/almofada-anti-odor-nano-tecnologia-70-cm-azul-cama-cachorro-6806877.html#modal>. Acessado em 25 de julho de 2020.

 

GOMES, A. V. S.; COSTA, N. E. V.; MOHALLEM, N. D. S. Os Tecidos e a Nanotecnologia. Química Nova na Escola. v. 38, n.4, p. 288-296, São Paulo, novembro 2016.

Reportagem G1. Tecido capaz de eliminar o novo coronavírus em dois minutos chega ao mercado. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/noticia/2020/07/05/tecido-desenvolvido-para-eliminar-virus-da-covid-19-em-dois-minutos-chega-ao-mercado.ghtml>. Acessado em 25 de julho de 2020.

YETISEN, A. K. Nanotechnology in textiles. ACS nano, v. 10, p.3042-3068, 2016.

bottom of page