top of page

Você sabia que já é possível tratar a cárie com a nanotecnologia? 

Data: 28 de agosto de 2020

Autores: Davi Pontes Sousa, José Victor Ferreira da Silva, Victória Vaz de Jesus e Jesus, Ana Paula Bernardo dos Santos, Lívia Tenório Cerqueira Crespo.

Ilustrador: José Victor Ferreira da Silva.

   A cárie dentária é uma das doenças mais comuns do mundo. Ela é provocada pelo acúmulo de sujeira presente em nossa boca, causada por restos de alimentos e falta de higiene, formando um cenário propício para bactérias  se abrigarem e se multiplicarem. Essas bactérias transformam os açúcares e carboidratos presentes nos restos de alimentos depositados nos dentes, em substâncias ácidas que  removem o esmalte, formando uma mancha branca sobre eles. Com o passar do tempo, os efeitos do acúmulo de sujeira na boca podem  até mesmo corroer a camada debaixo deles, conhecida como dentina. Elas são pequenas e invisíveis ao olho nu, porém com o tempo acabam causando danos que se tornam visíveis e prejudicam nossa saúde bucal.

     Segundo dados do IBGE, 11 milhões de crianças no Brasil entre 0 e 12 anos sofrem por lesões dentárias e nunca foram ao dentista. A cárie constitui um sério problema de saúde pública no Brasil, e se não for tratada pode evoluir e atingir o nervo do dente. Ao atingi-lo, as bactérias presentes na cavidade bucal podem entrar na corrente sanguínea e se instalar em vários tecidos. Essa invasão bacteriana pode levar a 

WhatsApp Image 2020-08-27 at 4.01.52 PM.

doenças cardíacas, pneumonias, e até mesmo oferecer riscos à integridade do tecido nervoso ao alcançar o cérebro.

     O tratamento da cárie dentária geralmente se dá através da obturação, que envolve a remoção da área cariada, limpeza e preenchimento da cavidade gerada com uma resina. Este procedimento envolve custos elevados e usualmente faz-se necessário anestesia local.

tratamento-da-carie-3.jpg

Figura 1: Procedimento de obturação em dente cariado.

Fonte: Consulta Ideal.

     Já existem tratamentos alternativos menos invasivos que as famosas obturações. O diamino fluoreto de prata ou SDF é o mais amplamente testado e é capaz de fornecer uma boa proteção contra a cárie por meio de tratamento anual com baixo custo. Porém ele possui algumas desvantagens. Após finalizar o tratamento de lesões de cáries utilizando o SDF, os dentes costumam apresentar uma mancha escura desagradável ou até mesmo lesões na gengiva, causadas pelo contato direto com o diamino fluoreto de prata 

     Para resolver os problemas causados pelo SDF, já se encontra em fase testes um produto a base de fluoreto de prata (nano silver fluoride - NSF), formulação esta que contém nanopartículas de prata com dimensões de 2 a 5 nanômetros. O NSF foi eficaz no tratamento de cáries em crianças após uma aplicação anual assim como o SDF, porém não apresentou mancha nos dentes nem gosto metálico durante o tratamento. A aplicação é simples (Figura 1) e não requer a infraestrutura de um consultório, além de seu custo ser muito mais barato, cerca de RS 1,00. Este é mais um exemplo que o tamanho, na escala nanométrica, se mostrou fundamental para a melhoria das funções destas formulações.

WhatsApp Image 2020-08-27 at 7.50.44 PM.

Figura 2: Aplicação de Nano Fluoreto de Prata em dente cariado.

   Fonte: SOHC Newsletter.

     As vantagens da aplicação de nanopartículas também já estão sendo observadas na prevenção das cáries. Estudos têm mostrado que a utilização de nanopartículas em pasta de dente é eficaz na prevenção da formação de biofilmes formados pelas bactérias causadoras da cárie na superfície dos dentes. Elas não são irritantes ou citotóxicas e as doses necessárias são relativamente baixas. A sua maior vantagem frente aos cremes dentais convencionais, é que elas conseguem penetrar na cavidade do dente e se dissolver lentamente  liberando  íons de prata, que matam as bactérias responsáveis pelas cáries.

     E você? já foi ao dentista esse ano? Vale lembrar que é recomendado que seja feita, ao menos, uma visita semestral ao dentista para limpeza e prevenção de algumas doenças que podem estar começando a se manifestar. 

     Além disso, é essencial manter a escovação dos dentes em dia. E não se esqueça de escovar a língua! Você sabia que ela é tão importante que a nanotecnologia resolveu imitá-la? Quer saber como e por quê? Venha ler nossa próxima nanocuriosidade!

Fontes: 

ABREU, R. S. A. Eficácia do Nano Fluoreto de Prata Full Strength para paralisar cárie: Um ensaio clínico de superioridade. Orientador: Aronita Rosenblatt. 2019. Dissertação (Mestrado em Odontologia) - Faculdade de Odontologia de Pernambuco, [S. l.], 2019.

 

CONSULTA IDEAL. Cárie Inicial. Disponível em: <https://www.odontologiamt.com.br/tratamento-da-carie>. Acessado em 27 de agosto de 2020.

 

DOS SANTOS, V. E., FILHO, A. V.,  TARGINO, A. G., FLORES, M. A., GALEMBECK, A., CALDAS, A. F. e ROSEMBLATT, A. A New “Silver-Bullet” to treat caries in children – Nano Silver Fluoride: A randomised clinical trial. Journal of Dentistry, [S. l.], v. 42, n. 8, p. 945-951, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S030057121400164X?via%3Dihub. Acesso em: 31 jul. 2020.

 

ESTARQUE, Thays. Pesquisadores de PE criam fórmula para tratar cárie sem uso da broca. [S. l.]: G1, 5 nov. 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2015/11/pesquisadores-descobrem-formula-para-acabar-com-brocas-dos-dentistas.html. Acesso em: 13 ago. 2020.

 

O QUE é a obturação dentária e quando necessita de uma. [S. l.]: Gengiva.com, c2020. Disponível em: https://gengiva.com/artigos/o-que-e-obturacao-dentaria-e-quando-necessita-de-uma#:~:text=A%20obtura%C3%A7%C3%A3o%20dent%C3%A1ria%20permite%20que,cavidade%20com%20um%20material%20restaurado. Acesso em: 13 ago. 2020.

 

SAÚDE Bucal: A Cárie Pode Provocar Outras Doenças?. [S. l.]: Sorrisologia, 20 set. 2017. Disponível em: https://www.sorrisologia.com.br/noticia/saude-bucal-a-carie-pode-provocar-outras-doencas_a5577/1. Acesso em: 31 jul. 2020.

 

SOHC Newsletter. New liquid treatment stops tooth decay painlessly. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://saskohc.ca/images/news/current-news/SOHC-Newletter-October-2017.pdf&ved=2ahUKEwjAkNu1jrzrAhUpIrkGHVLVBmsQFjAEegQIBRAB&usg=AOvVaw2yEHecMx0GA2CVFVtOuWrs>. Acessado em 27 de agosto de 2020.

bottom of page